Com música inédita, Paul McCartney inicia nova turnê; veja o setlist

Pop Cultura na Itália: Visitando o cenário de “Cartas Para Julieta”
Nesta edição da série Pop Cultura na Itália, vamos visitar a cidade que foi cenário de uma das histórias de amor mais bonitas – e trágicas – do universo da literatura. É na pequena Verona que a história de Romeu e Julieta, do escritor inglês William Shakespeare, se passa.
O filme “Cartas Para Julieta”, dirigido por Gary Winick e estrelado por Amanda Seyfried, mexe com a magia e romantismo desta história. O longa mostra a doce Sophie, que vai à Verona com seu marido para a lua de mel. Porém, ele se ausenta muito por conta do trabalho, deixando ela muitas vezes sozinha. A moça, que sonha em se tornar escritora, vai visitar a Casa da Julieta, atrativo principal da cidade. Lá, conhece mulheres que respondem as cartas de amor que pedem o conselho da filha dos Capuleto.
E é neste novo passa-tempo que Sophie encontra uma carta antiga de uma moça que procura seu amado. Após encontrá-la, embarca em uma jornada com ela, agora já senhora, e seu neto.
Verona é aquele tipo de cidade absolutamente apaixonante. Com um ar de contos de fada, respira a tragédia Shakespeariana: na Casa de Julieta, um mar de turistas tenta conseguir uma foto com a estátua da moça, as paredes são cheias de papéis com promessas amorosas e milhares de pessoas pagam para tirar fotos na sacada da casa; pela cidade, muitos ímãs e souvenirs da história.
Apesar de “Cartas Para Julieta” conter cenas que se passam na estrada e em outras cidades, Verona continua sendo seu cenário principal. Além dos pontos turísticos relacionados ao casal fictício, a cidade também tem um anfiteatro muito bem conservado, a Arena de Verona. A linda estrutura foi construída há pelo menos 2 mil anos e foi palco de muitas lutas de gladiadores. Hoje em dia ainda recebe apresentações de teatro e de cantores famosos, como a da britânica Adele.

Perto da Arena, em uma parede na rua, encontramos uma singela homenagem a William Shakespeare, que conta com uma estátua e uma frase do inglês. Afinal, se não fosse o escritor, Verona não receberia a visita de milhares de fãs curiosos e apaixonados.