D8C8902A-62F8-4DBF-A920-C28E2A63F628 Filmes, Trending

Oscar 2020 | “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, é a aposta do Brasil na disputa de “Melhor Filme Estrangeiro”


A Academia Brasileira de Cinema anunciou na manhã desta terça-feira (27/08) que o filme “A Vida Invisível”, de Karim Aïnouz, será o representante do Brasil na disputa para uma vaga na categoria “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar 2020.

Em evento realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, “A Vida Invisível” foi escolhido pelos especialistas indicados pela Academia Brasileira de Cinema. São eles: Anna Muylaert (presidente); Amir Labaki; Sara Silveira; David Shurmann; Ilda Santiago; Mikael de Albuquerque; Vania Catani; Walter Carvalho; e Zelito Viana. Ricardo Rihan (Secretário do Audiovisual) e Jorge Peregrino (Diretor Presidente da Academia Brasileira de Cinema) também estavam presentes no evento.

Dentre os filmes que concorreram à vaga também estavam “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho; “A Última Abolição”, de Alice Gomes; “Simonal”, de Leonardo Domingues; “Los Silencios”, de Beatriz Seigner; “A Voz do Silêncio”, de André Ristum; “Espero Tua (Re)Volta”, de Eliza Capai; “Humberto Mauro”, de André di Mauro; “Chorar de Rir”, de Toniko Melo; “Sócrates”, de Alex Moratto; “Legalidade”, de Zeca Brito; e “Bio”, de Carlos Gerbase.

Década de 1940. Eurídice é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

Agora, após cada país selecionar um filme para representá-lo, a Academy of Motion Picture Arts and Sciences irá escolher apenas 5 títulos para concorrerem na premiação e formarem, assim, os indicados que brigarão pela estatueta dourada na categoria “Melhor Filme Estrangeiro”.

Vale lembrar que a última vez que o Brasil chegou aos finalistas da categoria foi em 1999 com o filme “Central do Brasil”, que também rendeu à Fernanda Montenegro uma indicação como “Melhor Atriz”.

”A Vida Invisível” chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro. No Nordeste, o filme será exibido exclusivamente no dia 19 de setembro.

A cerimônia do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

Foto: Divulgação

Relacionado:

Leia mais sobre Filmes

Comentários

comentários