30 anos sem Raul Seixas | Ouça versões das músicas cantadas por outros artistas Música

30 anos sem Raul Seixas | Ouça versões das músicas cantadas por outros artistas


No dia 21 de agosto de 1989, o Brasil recebia a triste notícia da morte de Raul Seixas, um dos grandes ícones do rock and roll nacional, aos 44 anos de idade. 

Diabético, o fato de não ter tomado insulina na noite anterior de sua morte, agravado por seu alcoolismo e consumo de drogas, contribuiu para uma pancreatite aguda fulminante no artista.

Trinta anos após sua morte, porém, a obra de Raul Seixas continua extremamente atual, tanto em letras mais politizadas quanto em reflexões existenciais compartilhadas por meio de sua música.

Para celebrar a obra de Raul, listamos abaixo algumas versões de suas músicas cantadas por outros artistas, nacionais e internacionais. Confira:

1) Bruce Springsteen – Sociedade Alternativa

Em 2013, durante sua passagem pelo Brasil, Bruce Springsteen abriu os shows com o clássico Sociedade Alternativa, em homenagem a Raul Seixas.

2) Cazuza – Cavalos Calados

Em 1991, foi lançado o álbum Por Aí, que contou com gravações de estúdio que acabaram não sendo utilizadas por Cazuza durante sua carreira. Uma dessas gravações era Cavalos Calados, música lançada por Raul em 1998.

3) Barão Vermelho – Tente Outra Vez

Lançado em 1999, o disco Balada MTV, do Barão Vermelho, foi gravado de forma similar ao bem-sucedido quadro Acústico MTV, salvo algumas diferenças de cenário e público. A ideia intimista, porém, era a mesma. Ali, o grupo gravou, pela primeira vez, a versão de Tente Outra Vez, um dos grandes clássicos de Raul Seixas que, inclusive, ganhou um lugar fixo no repertório da banda liderada por Frejat.

4) Nando Reis – Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás

Em 2009, Nando Reis lançou sua própria versão de uma das músicas mais divertidas de Raul Seixas, Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, escrita em parceria com Paulo Coelho.

5) Titãs – Aluga-se

Em 1999, o Titãs lançou o álbum As Dez Mais, com 10 regravações de músicas que marcaram o rock nacional. Aluga-se, de Raul Seixas, é a faixa que fecha o disco, na voz de Paulo Miklos e Sérgio Britto. Em 2005, a regravação foi lançada em uma versão ao vivo, com o álbum MTV ao Vivo.

6) RPM – Gita

O grupo RPM, liderado por Paulo Ricardo, regravou o clássico Gita, originalmente lançado no álbum de mesmo nome, em 1974. A gravação entrou para o disco Maxximum, de 2005.

7) Cássia Eller – Metrô Linha 743

No álbum intitulado Cássia Eller, de 1994, a cantora gravou uma versão de Metrô Linha 743, de Raul Seixas. O disco foi o primeiro dela a vender mais e 100 mil cópias. A gravação também ganhou uma versão ao vivo, lançada no álbum Cássia Eller (Ao Vivo), de 1996.

8) Zé Ramalho – Metamorfose Ambulante

Em 2001, Zé Ramalho se dedicou a um álbum inteiro com músicas de Raul Seixas. Metamorfose Ambulante foi a escolhida como carro-chefe do projeto, ganhando até um videoclipe.

9) Rita Lee – Gita

Em 1998, durante a gravação de seu Acústico MTV, Rita Lee decidiu homenagear o já falecido Raul Seixas com uma verão de Gita.

10) Tsubasa Imamura – Maluco Beleza

E acha que a obra de Raul Seixas se limita a apenas um continente do mundo? Nada disso! A cantora japonesa Tsubasa Imamura fez uma versão de Maluco Beleza, clássico que rendeu o apelido carinhoso ao artista, com direito a versos em japonês e tudo.

Comentários

comentários