Nos 50 anos do Abbey Road, confira curiosidades do disco e de suas canções Música

“Abbey Road”, dos Beatles, ganhará edição comemorativa de 50 anos; ouça “Something”


Há 50 anos, os Beatles saíam dos estúdios da EMI para atravessar a faixa de pedestres da Abbey Road. Fotografados por Iain Macmillan, o grupo foi e voltou da faixa três vezes para aquilo que se tornaria uma das capas mais conhecidas do rock e transformasse, eternamente, o local em ponto turístico. 

Para celebrar a data e, consequentemente, os 50 anos do álbum Abbey Road, a banda anunciou, nesta quinta-feira (08), o lançamento de uma nova edição do disco, remasterizado pelo produtor Giles Martin, filho de George Martin, e mixado em stereo, high res stereo, 5.1 surround, and Dolby Atmos pelo engenheiro de som Sam Okell.

A nova versão contará, ainda, 23 sessões de gravação e demos, das quais a maioria é inédita.

A reedição do Abbey Road será lançada em CD, CD Deluxe (Duplo), LP, LP Deluxe (Triplo), e Box Deluxe (4 Discos), a versão mais completa, que contará com um total de 40 faixas, entre álbum e demos:

  • CD1: Novo ‘Abbey Road’ com mixagem stereo
  • CD2: Demos e Outtakes
  • CD3: Demos e Outtakes
  • DISC 4 (Blu-ray): Mixagem do álbum completo em Dolby Atmos/ 5.1 surround / hi-res stereo
  • Livro de capa dura sobre o Abbey Road

Para anunciar o relançamento, foram divulgadas três versões de Something, um dos grandes clássicos do disco: com a nova mixagem, uma demo feita no estúdio e um dos takes com a parte instrumental das cordas da canção.

A reedição do álbum será lançada no dia 27 de setembro, um dia depois do aniversário de 50 anos do lançamento original.

Comentários

comentários