Resenha | Bird Box [Caixa de Pássaros], Editora Intrínseca (2015) Críticas, Literatura

Resenha | “Bird Box” [Caixa de Pássaros], Editora Intrínseca (2015)


“Bird Box” [ou ‘Caixa de Pássaros, em português] é um daqueles livros difíceis de serem largados até que algumas respostas sejam dadas a nós, mesmo que não sejam tão esclarecedoras.

Escrita por Josh Malerman, a obra retrata uma realidade distante, mas não tão impossível de ser alcançada: acontecimentos estranhos começam a surgir pelos Estados Unidos sempre que uma pessoa olha para fora. Ao avistar criaturas misteriosas, as pessoas começam a mostrar um comportamento agressivo que, muitas vezes, resultam em suicídio. Se você quiser sobreviver, é melhor não abrir os olhos. 

Assim, Malorie decide sobreviver: ela vai até uma casa onde, por um anúncio de jornal, ficou sabendo que estavam abrigando outras pessoas. Lá, encontra com Tom, Don, Felix, Jules e Cheryl, que também foram até a residência em busca de proteção e apoio.

A narrativa de Bird Box divide-se em dois momentos, que se intercalam nos diferentes capítulos: o passado, no qual são narradas todas as eventualidades que levam ao momento atual; e, consequentemente, o presente, com Malorie e os filhos na mesma casa e a iniciativa em buscar um lugar melhor para as crianças.

A leitura do livro é muito rápida por dois motivos, principalmente: o primeiro é que realmente é uma narrativa muito intrigante. Não dá vontade de largar o livro até que algumas respostas sejam mostradas ao leitor; a segunda, é que é uma obra com pouquíssimas descrições, ou seja, que se prende realmente em narrar as ações da trama.

“Bird Box” é thriller em que, mesmo no fim, há consideráveis aberturas para interpretar a história de diferentes formas. Aliás, nem todos os personagens têm um final certo. Eu, pessoalmente, gosto de finais dúbios, então considero esta uma característica positiva no livro.

O único ponto negativo é que, por mais que a narrativa seja eletrizante, achei que demorou um pouco para um grande acontecimento na história. Foi como se, a todo o momento, houvesse uma grande preparação para esse único acontecimento.

Leitura altamente recomendada aos fãs de thriller, obviamente, e de aventura, já que em grande parte de “Bird Box” há a sensação de perseguição.

Sinopse oficial:

“Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.”

Foto: Reprodução / Twitter (Intrínseca)

Comentários

comentários