Ouça 9 vocais isolados incríveis de John Lennon, que completaria 78 anos hoje Séries

Ouça 9 vocais isolados de John Lennon, que completaria 78 anos hoje


Não há discussão quando dizem que John Lennon foi um dos compositores mais geniais da história. Além das profundas e significativas letras, o seu vocal sempre foi inconfundível. 

Em 1982, o renomado e já falecido produtor dos Beatles, George Martin, chegou a dizer que, na canção “A Day In The Life”, a voz de Lennon é única. Tão crua que “chega a dar um frio na espinha”.

Nascido no dia 9 de outubro de 1940, John Lennon completaria hoje 78 anos. Em homenagem ao seu aniversário, dia que também era seu número da sorte, separamos 9 vocais isolados do músico, que mudou a história da música ao lado de Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e também posteriormente, em sua revolucionária carreira solo.

1) Ain’t She Sweet – Anthology (1995)

Apesar de ter sido lançada apenas em 1995 no álbum “Anthology”, dos Beatles, a banda gravou este cover em 1962, quando tocavam em Hamburgo, na Alemanha. O vocal “arranhado” de Lennon lembra bastante o de “Twist And Shout”, que o deixou sem voz durante a gravação do primeiro álbum dos Beatles, “Please Please Me”, de 1963.

2) Hey Bulldog – Yellow Sumbarine

“Hey Bulldog” foi lançada em 1969, na trilha sonora da animação de “Yellow Sumbarine”. Musicão!

3) Imagine – Imagine (1971)

“Imagine” é, com certeza, o maior hino de John Lennon. E não, não é dos Beatles! Um vocal arrepiante do começo ao fim.

4) Jealous Guy – Imagine (1971)

Definitivamente, uma das músicas favoritas da autora deste post. John canta com uma sinceridade e introspecção incríveis.

5)  Gimme Some Truth – Imagine (1971)

Com cunho totalmente político sobre a Guerra do Vietnã, “Gimme Some Truth” é uma das músicas em que John trabalhou durante as gravações do “Let It Be”, ainda com os Beatles, em 1969. Seria completamente diferente se cantada por outra pessoa!

6) How Do You Sleep – Imagine (1971)

Quando Paul McCartney lançou o álbum “RAM”, também em 1971, jogou algumas indiretas para Lennon na música “Too Many People”. John, é claro, foi muito mais direto em sua “devolução” crítica ao ex-parceiro de banda.

7) How – Imagine (1971)

“How” é mais uma canção na qual podemos usar a frase de George Martin sobre a voz de Lennon nos dar um “frio na espinha”.

8) Happy Xmas – Plastic Ono Band (1971)

Logo após o lançamento do álbum “Imagine”, John já estava pronto para mais e lançou o single “Happy Xmas”, com a Plastic Ono Band. Não podemos negar que é uma das mais tocadas, até hoje, em todo o período natalino.

9) (Just Like) Starting Over – Double Fantasy (1980)

“Double Fantasy” foi o último álbum de John Lennon, lançado a menos de um mês de sua morte. Definitivamente, nele estão seus melhores trabalhos.

BÔNUS

Existem na internet algumas faixas gravadas pelo próprio gravador de Lennon em sua casa, quando começava a trabalhar nas músicas. Elas não têm o vocal isolado, propriamente dito, mas ainda sim mostram o poder vocal do músico inglês. Por isso, entram como bônus aqui neste post.

1) If I Fell – A Hard Day’s Night (1964)

2) Strawberry Fields Forever – Magical Mystery Tour (1967)

3) Woman – Double Fantasy (1971)

Comentários

comentários