Geoff Emerick Música

Entrevista: Workaholic, Geoff Emerick relembra trajetória com os Beatles, cita Ed Sheeran e compartilha experiência em Porto Algre


No último fim de semana, Geoff Emerick, o engenheiro de som dos Beatles em álbuns muito importantes, como “Revolver”, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Abbey Road”, entre outros, esteve em Porto Alegre para participar de um evento no Audio Porto, no qual deu uma Master Class e mostrou seu método de trabalho em um estúdio de gravação, onde já passou tantos anos da carreira. 

Durante os três dias da Master Class, Emerick se mostrou um completo workaholic. Em dias em que as aulas estavam marcadas das 10h às 18h, ele não pensou duas vezes e extrapolou o horário a fim de terminar o que estava proposto a ser feito naquele período. Bom, afinal, ele já está acostumado: foram muitas madrugadas de sua vida em claro tentando achar o som exato que os Beatles procuravam fazer.

Além do profissionalismo, a noção de ‘menos é mais’ adotada pelo profissional desde a época dos quatro garotos de Liverpool e com outros artistas com quem trabalhou, como Elvis Costello, Badfinger e Supertramp, foi o que mais impressionou durante o Workshop, no qual a ideia foi, justamente, passar por todos os processos de uma gravação de música em estúdio, sob os olhos atentos dos alunos que acompanharam todas as fases de produção, desde as gravações dos instrumentos separados, até a mixagem.

A canção, chamada “Passear”, foi composta por Mauro Berman, que gravou o baixo. Os vocais são do músico e ator André Frateschi. A banda, intitulada propositalmente de ‘Os Cobaias’, também conta com Lourenço Monteiro, na bateria, e Caio Barreto, na guitarra e violão.

Em entrevista ao Pop Cultura, Geoff Emerick contou que os Beatles não tinham ideia do que estavam produzindo na época do “Sgt. Pepper’s”. Apenas quando as gravações acabaram, eles acharam que seria algo especial, mas nunca em tamanha proporção de ser um dos álbuns mais importantes da história.

Por este motivo, aliás, é que ele está fazendo uma turnê mundial com a Master Class: as pessoas se interessam muito pelas histórias vividas em estúdio com a banda que mudou a história da música.

Além disso, ele afirmou não gostar de muita coisa na música atual, mas mencionou que gosta de Ed Sheeran e o acha bastante talentoso. E, por fim, comentou que encontrou Paul McCartney recentemente e ouviu três ou quatro faixas de seu novo álbum, “Egypt Station”.

Confira a entrevista completa com Geoff Emerick, legendada*:

 

*Para habilitar a legenda, basta clicar no botão da caixa de texto na barra inferior direita do vídeo, ao lado de onde pode-se escolher a qualidade da imagem.

Comentários

comentários