Stranger Things Música, Séries

Stranger Things: assista a série, compre o disco e divirta-se com hits nostálgicos


Você não está aqui para ler que Stranger Things é um fenômeno, nem que a série original da Netflix foi capaz de conquistar, de forma certeira, um público entre 35-45 anos que viveu os anos 1980, além da galera que hoje é teen – sem riscos de cair nas armadilhas e conflitos de gerações…

Dirigida pelos Duffer Brothers, a atração que combina suspense e aventura não só manteve o nível de qualidade em sua segunda temporada (no streaming, desde 27/10) como melhorou ainda mais na “categoria trilha sonora” – tema central desta matéria.

Pop retrô

De forma simultânea à série, a Netflix colocou nas plataformas digitais e lojas físicas (ainda não disponível no Brasil) a trilha sonora que todo mundo esperava: Stranger Things: Music from the Netflix Original Series. Em 30 faixas, o álbum combina diálogos de Stranger Things com músicas pop escolhidas minuciosamente para ampliar o clima retrô da produção.

Ao contrário dos álbuns de 2016, onde os fãs podem curtir música original instrumental composta e arranjada por Kyle Dixon e Michael Stein, o novo volume é uma coletânea das faixas que entraram nas duas temporadas. Logo de cara, um ponto muito positivo: a ordem das músicas não é cronológica, o que evita o sempre tentador spoiler.

O melhor das 30 faixas

Stranger Things se passa entre 1983-1984, e por isso, os produtores definiram que a trilha iria abranger um intervalo entre 1981 até a data mais contemporânea em que Eleven, Mike, Lucas, Will e outros personagens se encontrassem na aventura.

Presença frequente em diversos trechos das duas temporadas, Should I Stay or Should I Go é uma das cartadas infalíveis da trilha. Sucesso incontestável também no Brasil, a versão original foi um single do The Clash, lançado em junho de 1982 (extraído do LP Combat Rock), acompanhado pelas faixas Straight to Hell e Cool Confusion.

Do punk rock para o ska, não há dúvida que o maior hit entre todos os incluídos é Every Breathe You Take, do álbum Synchronicity – o último do The Police. O “hino dos stalkers” (pessoas que costumam perseguir os outros) de 1983 chegou ao 1º lugar em 8 países, inclusive no competitivo Hot 100 da Billboard.

Além dos originais oitentistas, os produtores abriram exceções para versões de clássicos da época, regravados nos últimos anos. Um deles é a incrível releitura de “Heroes”, de David Bowie, assinada por Peter Gabriel. A regravação da música de 1977 apareceu pela primeira vez no CD Scratch My Back, lançado em 2010, e composto só por covers.

Alternativos

Nem só de blockbusters das eras punk/pós-punk/new wave é composta a trilha de Stranger Things. As faixas mais alternativas também têm seu lugar na série: The Ghost In You, do grupo inglês The Psychedelic Furs, é do LP Mirror Moves, de 1984. Outro intruso no mundo pop é Whip It, faixa de 1980 do Devo, que apareceu pela primeira vez no disco da banda americana Freedom of Choice.

Confira o tracklisting completo:

“Introduction: Will Singing The Clash” (Dialogue) Noah Schnapp 0:27
“Every Breath You Take” The Police
“Should I Stay or Should I Go” The Clash
“Coffee and contemplation” (Dialogue) David Harbour
“A Hazy Shade of Winter” The Bangles 2:45
“Nocturnal Me” Echo and the Bunnymen 4:55
“Bring him home!” (Dialogue) Winona Ryder 0:07
“Sunglasses at Night” Corey Hart 3:53
“Girls on Film” Duran Duran 3:28
“Just because people tell you…” (Dialogue) Charlie Heaton 0:04
“Atmosphere” Joy Division 4:07
“Maybe I’m crazy…” (Dialogue) Winona Ryder 0:11
“Twist of Fate” Olivia Newton-John 3:42
“Says logic” (Dialogue) Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo 0:06
“The Ghost in You” The Psychedelic Furs 4:15
“Africa” Toto 4:56
“You Don’t Mess Around with Jim” Jim Croce 2:59
“Accident or not” (Dialogue) Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin 0:13
“Whip It” Devo 2:38
“Runaway” Bon Jovi 3:50
“Time After Time” Cyndi Lauper 3:57
“Talking in You Sleep” The Romantics 3:55
“Mouthbreather” (Dialogue) Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown 0:22
“Back to Nature” Fad Gadget 5:48
“She’s our friend and she’s crazy!” (Dialogue) Gaten Matarazzo 0:04
“Rock You Like a Hurricane” Scorpions 4:14
“Heroes” (David Bowie cover) Peter Gabriel 4:03
“Friends don’t lie” (Dialogue) Millie Bobby Brown 0:04
“Elegia” New Order 4:55
“Outro: Will Singing The Clash” (Dialogue) Noah Schnapp

Foto: Divulgação/Netflix

Comentários

comentários