estreias da semana Filmes

Feriado também é dia de Estreias da Semana, veja crítica de Sepultura Endurance


Olá, meu nome é Caio. Nesta coluna, trarei as estreias da semana nos circuitos tradicional e alternativo do cinema brasileiro. Toda quinta-feiravários títulos nacionais e gringos chegam para expandir o menu de filmes em cartaz nos cinemas e estarão aqui no Pop Cultura. Não perca as novidades e acompanhe aquele filme que você tanto espera aqui!

A semana do feriadão traz lançamentos bem esperados e a chegada de Sepultura Endurance para animar as expectativas para esses cinco dias de folga de alguns. Vamos aos filmes, agora numa disposição um pouco diferente para destacar as artes de cada filme. Espero que gostem.

Baywatch

poster-baywatch

Mitch Buchannon (Dwayne Johnson) é um devoto salva-vidas, orgulhoso do seu trabalho. Enquanto está treinando o novo e exibido recruta Matt Brody (Zac Efron), os dois descobrem uma conspiração criminosa no local que pode ameaçar o futuro da baía.

– Com os atores: Dwayne Johnson, Zac Efron, Alexandra Daddario
– Tempo de exibição: 116 minutos
– Censura: 14 anos

Exibição:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio dublado ou original legendado

Colossal

Poster de Colossal

Gloria deixa Nova York e volta para sua cidade natal após perder o emprego e o noivo. Ao acompanhar as notícias sobre o ataque de um lagarto gigante a Tóquio, ela descobre que está misteriosamente conectada mentalmente ao evento.

– Com os atores: Anne Hathaway, Jason Sudeikis, Dan Stevens
– Tempo de exibição: 109 minutos
– Censura: 12 anos

Exibição:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original legendado

Sepultura Endurance

Poster de Sepultura Endurance

A trajetória da banda de heavy metal Sepultura ao longo de seus 30 anos de história. Acompanhe a rotina dos integrantes da banda em turnê, os conflitos, o processo de criação das músicas e da gravação dos álbuns, cenas de shows e de bastidores além de diversas entrevistas e imagens de arquivo inéditas.

Pequenos “spoilers” a seguir: Eu assisti o filme antes da estreia, a convite da O2 Play, e, apesar dos vetos em determinados arquivos e ausência (proposital) dos irmãos Cavalera, Sepultura Endurance possui arquivos incríveis gravados durante seis anos pelo diretor Otavio Juliano.

Um dos fatos mais interessantes de Sepultura Endurance é que o diretor preferiu não fazer um documentário focado no ápice da banda — uma decisão definitivamente acertada. O filme puxa desde os sonhos de criança dos integrantes, até shows e conflitos da formação atual.

Há bastidores das turnês e situações difíceis — como a aceitação de Derrick Green pela gravadora e o emocional do até então baterista Jean Dollabella batendo forte com saudades da família. Até depoimentos de integrantes de bandas consagradas como Motörhead, Metallica, Slipknot e mais enaltecem merecidamente o grupo.

Em alguns momentos, Sepultura Endurance traz um pouco de informação demais na tela por pouco tempo, tornando-se difícil acompanhar e ligar os pontos conforme a continuidade acontece.

Apesar da falta dos Cavalera, Sepultura Endurance conseguiu provar por A + B que, mesmo sem os irmãos endeusados da formação original, a banda conseguiu se reinventar de uma forma que sua essência não foi perdida e as músicas continuam com seu tom característico. Em outras palavras: Max e Iggor não fazem falta, porém, a ausência no filme é notável e prejudicial para a história e continuidade, infelizmente. Apesar disso, os seis anos investidos pelo diretor valeram a pena e a banda sem dúvidas merecia um filme como o Endurance.

– Tempo de exibição: 100 minutos
– Censura: 12 anos

Exibição em cinemas alternativos:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original

Meus 15 Anos

Poster de Meus 15 Anos

Bia tem 14 anos e está prestes a completar 15. Sua mãe faleceu quando ela ainda tinha 4 anos e ela foi muito bem criada por seu pai, Edu. Um sujeito moleque, alto astral e muito parceiro da filha. Eles dividem o gosto pela música e um humor um tanto quanto diferente. Estão sempre fazendo palhaçadas e se divertindo juntos. Na escola de Bia a coisa muda um pouco de figura. O ambiente é bem mais hostil do que em casa e esse jeitinho diferente de Bia não atrai muitas amizades e muito menos garotos. Mas toda essa falta de popularidade da garota vai mudar em virtude da festa de 15 anos e ela percebe que vai precisar amadurecer. E aceitar a si mesma do jeito que sempre foi: um pouco diferente.

– Com os atores: Larissa Manoela, Rafael Infante, Daniel Botelho
– Tempo de exibição: 103 minutos
– Censura: 10 anos

Exibição:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original

Tudo e Todas as Coisas

Everything, Everything

Poster de Tudo e Todas as Coisas

E se você não pudesse tocar absolutamente em nada do mundo? E se não pudesse respirar ar fresco, sentir o sol quente em seu rosto… ou beijar seu vizinho? Tudo e Todas as Coisas, narra a improvável história de amor de Maddy, uma garota de 18 anos, inteligente, curiosa e cheia de imaginação, vítima de uma doença raríssima que a impede de abandonar a proteção do ambiente hermeticamente fechado no qual vive dentro de sua casa, e Olly, o vizinho da casa ao lado que não está disposto a deixar que a condição de Maddy os afaste um do outro.

Maddy está desesperada para experimentar o desejado e estimulante mundo além das paredes de seu quarto – e a promessa de seu primeiro amor. Os olhares trocados apenas pelo vidro das janelas e as conversas por textos criaram um profundo laço entre Maddy e Olly, que os leva a arriscar tudo para ficarem juntos… ainda que eles possam perder absolutamente tudo.

– Com os atores: Amandla Stenberg, Nick Robinson, Anika Noni Rose
– Tempo de exibição: 96 minutos
– Censura: Livre

Exibição:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio dublado ou original legendado

Um Tio Quase Perfeito

Poster de Um Tio Quase Perfeito

Tony é um adorável trambiqueiro que vive de bicos e de pequenos golpes, sempre com apoio da mãe, Cecilia. Quando são despejados do apartamento onde moram, ele procura a irmã, Angela, que está com uma viagem marcada e desperada porque a babá sumiu. Contra vontade, ela aceita que Tony e a mãe fiquem uns dias cuidando dos 3 sobrinhos, que ele nem conhece. Assim começam as divertidas confusões tamanho família.

– Com os atores: Marcus Majella, Ana Lucia Torre, Letícia Isnard
– Tempo de exibição: 95 minutos
– Censura: Livre

Exibição:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original

Quem é Primavera das Neves

Poster de Quem é Primavera das Neves

Em março de 2010, o cineasta Jorge Furtado escreve uma postagem em seu blog, indagando quem pode ter notícias sobre a tradutora Primavera das Neves, cujo nome o fascina. A busca o leva ao encontro deste documentário, em que é guiado por amigas de infância da tradutora, Eulalie Ligneul, e a artista plástica Anna Bella Geiger. A investigação liga as pontas soltas da trajetória peculiar de Primavera, que também usou o nome de Vera Neves Pedroso, portuguesa radicada no Brasil, casada com um militar rebelde antisalazarista, Manuel Pedroso Marques, e que deixou atrás de si elogiadas traduções de mais de oitenta livros, de autores como Lewis Carroll, Julio Verne, Vladimir Nabokov e Bioy Casares.

– Tempo de exibição: 75 minutos
– Censura: Livre

Exibição em cinemas alternativos:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original

Cidades de Fantasmas

City of Ghosts

Poster de Cidades de Fantasmas (americano)

A câmera do premiado cineasta Matthew Heineman volta-se para os jornalistas ativistas do grupo Raqqa is Being Slaughtered Silently (RBSS – Raqqa Está Sendo Assassinada Silenciosamente), que arriscam a vida diariamente para registrar em vídeos e fotos as atrocidades do Estado Islâmico, que tomou sua cidade, na Síria, em março de 2014, tornando-a sua “capital”. Conta-se não só a história do grupo, cujos fundadores tiveram que exilar-se na Turquia e na Alemanha – nem mesmo lá sendo acolhidos e respeitados conforme suas necessidades, como se expõe parte de seu trabalho, contrapondo a propaganda fanática do ISIS com imagens da dura realidade de violência semeada pela organização.

– Tempo de exibição: 90 minutos
– Censura: 18 anos

Exibição em cinemas alternativos:

  • Salas convencionais
  • 2D
  • Áudio original legendado

Comentários

comentários

Final Thoughts

SEPULTURA ENDURANCE: O documentário sobre a trajetória da banda Sepultura trouxe imagens de arquivos de shows, bastidores e momentos pessoais de uma forma acertada. Mesmo com a falta de determinados integrantes e uma vertente mais pessoal, o filme é excelente e merece ser visto sem sombra de dúvidas

Overall Score 4