Shes Leaving Home Música

#SgtPepper50: A história por trás de “She’s Leaving Home”


Em comemoração aos 50 anos do histórico álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, preparamos um especial de sete dias com curiosidades e histórias por trás de sua produção. Hoje, neste terceiro post, falaremos sobre a canção “She’s Leaving Home” e o que inspirou sua criação. 

“Quarta-feira às 5 da manhã, quando o dia começa, silenciosamente fechando a porta de seu quarto, deixando um bilhete em que ela esperava dizer mais. Ela desce as escadas até a cozinha, abanando seu lencinho, silenciosamente girando a chave da cozinha, dando um passo pra fora. Ela está livre”.

Foi desta forma que os Beatles, de certa forma, contaram a história de Melanie Coe: a jovem de 17 anos que fugiu grávida da casa dos pais, em Stamford Hill, em Londres, em fevereiro de 1967.

melanie-coe-3

Ao ler a matéria no jornal sobre o desaparecimento de Coe, Paul McCartney foi inspirado a criar uma narrativa sobre a história: “John e eu escrevemos ‘She’s Leaving Home’ juntos. Foi inspiração minha. Tínhamos visto uma matéria no jornal sobre uma jovem garota que havia fugido de casa e não tinha sido encontrada. Então eu comecei a letra: ela foge e deixa uma carta, então os pais acordam… foi algo bastante comovente”.

John Lennon, então, adicionou frases que mostravam a visão dos pais (“Nós demos a ela quase tudo de nossas vidas, nós demos a ela tudo o que o dinheiro poderia comprar”, entre outras) e adicionou longas notas sustentadas.

Melanie Coe foi encontrada 10 dias depois que a nota do jornal foi publicada e sofreu um aborto. Mais tarde, em entrevistas, ela disse que apenas descobriu que a música era sobre sua vida anos depois, quando sua mãe contou que viu McCartney na televisão, falando de como uma matéria sobre uma garota que havia fugido de casa influenciou a criação da faixa. À época, era muito comum ver jovens fugindo de casa. O FBI, naquele ano, divulgou o número recorde de 90 mil fugitivos.

“O impressionante sobre a música era quanto ele acertou sobre minha vida. Falava dos pais que compravam tudo para a filha, o que era verdade no meu caso. Eu tinha dois anéis de diamantes, um casaco de pele, roupas de seda e cashmere feitas à mão e até um carro. Depois, havia um verso que falava ‘after living alone for so many years’ [depois de viver sozinha por tantos anos], o que realmente me tocou porque eu era filha única e sempre me senti sozinha. Nunca tive diálogo com nenhum dos meus pais. Era uma batalha constante. Eu saí porque não conseguia mais encará-los. Ouvi a música quando foi lançada e pensei que era sobre alguém como eu, mas nunca sonhei que na verdade fosse sobre mim” – Melanie Coe

São dois únicos acontecimento da canção que divergem dos fatos: a jovem inglesa deixou a carta em seu quarto no período da tarde, não de manhã, e ela não fugiu com um homem do mercado de automóveis (“Meeting a man from the motor trade”).

“Tem uma parte famosa sobre o homem do mercado de automóveis; as pessoas costumavam dizer que era sobre Terry Doran, um amigo nosso que trabalhou nessa área, mas era apenas ficção, como o capitão do mar em “Yellow Submarine”. Não eram pessoas reais”. – Paul McCartney

Quando foi encontrada, os pais de Melanie a levaram de volta para casa, obrigatoriamente. Para sair de casa mais uma vez, ela se casou aos 18 anos, numa relação que durou cerca de um ano. Mais tarde, ela se mudou para  Los Angeles em busca da carreira de atriz/dançarina.

Gravações:

Para a gravação de “She’s Leaving Home”, Paul McCartney contratou Mike Leander para fazer o arranjo das cordas, já que George Martin estava finalizando o álbum de Cilla Black à época.

Mesmo ainda havendo dois canais disponíveis na fita multitrack, o baixista queria queria que certos trechos fossem gravados em dois canais, e que as cordas permanecessem em estéreo, como conta o engenheiro de som dos Beatles, Geoff Emerick, em seu livro. O único modo de atender as exigências de Paul seria gravando os vocais ao mesmo tempo, cada um em um canal.

Para criar a atmosfera perfeita, as luzes do estúdio foram apagadas, deixando apenas um abajur como fonte de iluminação. Paul e John sentaram-se em bancos altos, um de frente para o outro, observando perfeitamente seus lábios para o fraseado.

Ouça a demo de “She’s Leaving Home” do ‘Sgt. Pepper’s’ remasterizado:

Leia Mais:

#SgtPepper50: A história por trás da icônica capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”

#SgtPepper50: A importância do “Sgt. Pepper” para o mundo da música

Coincidências:

mcoecompmos_468x300

Quase quatro anos antes, Melanie Coe ganhou um concurso de mímica no programa “Ready Steady Go”. Coincidentemente, no mesmo dia em que os Beatles fizeram sua estreia no programa. Paul McCartney, inclusive, foi o jurado do concurso, e ainda entregou o prêmio nas mãos de Coe.

Comentários

comentários