Capa Sgt Peppers Música, Trending

#SgtPepper50: A história por trás da icônica capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”


Em comemoração aos 50 anos do histórico álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles, preparamos um especial de sete dias com curiosidades e histórias por trás de sua produção. Hoje, neste primeiro post, falaremos sobre a história por trás da icônica capa do disco.

Ainda hoje, muito se fala sobre a incrível capa do “Sgt. Pepper’s”, que já foi imitada milhares de vezes. Paul McCartney foi quem idealizou colocar ídolos dos Beatles nela, mas o conceito inicial foi bem diferente: a ideia era que a banda posasse em um fundo cheio de quadros de seus ídolos.

Em sua biografia autorizada, “Many Years From Now”, escrita por Barry Miles, McCartney conta: “Pedi a todos no conjunto que escrevessem quais eram seus ídolos, quem eram as figuras que eles adoravam. E ficou muito engraçado. Antes de tudo, imaginei uma foto do grupo posando com uma fileira de retratos de Marlon Brando, James Dean, Einstein e todo mundo ao redor de nós numa sala de estar, e simplesmente posaríamos ali como se fosse para um retrato”.

Desenhos:

O baixista ainda conta, no mesmo livro, que logo depois teve a ideia de estar em um parque com um imenso relógio floral diante da banda, algo que lembrasse bastante o norte da Inglaterra. Ele passou algumas coisas para o papel, como conta Barry Miles. Em um dos desenhos, é possível ver características marcantes que estiveram presentes na capa: os Beatles de bigode, usando longas túnicas militares e segurando instrumentos que os faziam, propositalmente, parecer uma banda de metais. Paul, segurava um E-flat bass; John, um clarinete; George, um pistom; E Ringo, um timbale. Na reprodução, eles estão dentro de uma sala com várias fotos emolduradas, junto de alguns troféus e escudos.

Ao mostrar os desenhos para Robert Fraser, artista e amigo próximo dos Beatles, ele sugeriu a Paul que contratassem um “artista de verdade” para o trabalho, e indicou Peter Blake. Eles, então, levaram a ideia a Blake, em sua casa, em Londres.

“A ideia realmente sofreu uma pequena metamorfose quando trouxemos Peter; ele a mudou de um jeito bom. O relógio floral foi substituído pelo canteiro de flores com o nome Beatles. Nossos ídolos nas fotos ao redor se tornaram a multidão de dignitários, e eram eles que estavam nos homenageando, só que ninguém estava recebendo honraria nenhuma. Exigiu muito trabalho, mas é uma das melhores capas de todos os tempos”. – Paul McCartney [Many Years From Now, 1997]

Quem é quem na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”:

whos-who-on-the-cover

1. Sri Yukteswar
2. Aleister Crowley
3. Mae West
4. Lenny Bruce
5. Stockhausen
6. W.C. Fields
7. Carl Jung
8. Edgar Allen Poe
9. Fred Astaire
10. Merkin
11. The Vargas girl
12. Huntz Hall
13. Simon Rodia
14. Bob Dylan
15. Aubrey Beardsly
16. Sir Robert Peel
17. Aldous Huxley
18. Dylan Thomas
19. Terry Southern
20. Dion
21. Tony Curtis
22. Wallace Berman
23. Tommy Handley
24. Marilyn Monroe
25. William Buroughs
26. Mahavatar Babaji
27. Stan Laurel
28. Richard Lindner
29. Oliver Hardy
30. Karl Marx
31. H.G. Wells
32. Paramhansa Yogananda
33. Stuart Sutcliff
35. Max Muller
37. Marlon Brando
38. Tom Mix
39. Oscar Wilde
40. Tyrone Power
41. Larry Bell
42. Dr. Livingstone
43. Johnny Weissmuller
44. Stephen Crane
45. Issy Bonn
46. George Bernard Shaw
47. Albert Stubbins
49. Lahiri Mahasaya
50. Lewis Carol
51. Sonny Liston
52 – 55. The Beatles
57. Marlene Dietrich
58. Diana Dors
59. Shirley Temple
60. Bobby Breen
61. T.E. Lawrence

Corrida pelo direito de imagem dos artistas:

Na época em que o álbum estava sendo gravado, Brian Epstein, empresário dos Beatles, começou a ter maiores problemas com drogas, tendo ficado internado em um centro de reabilitação de Londres chamado Priory. Wendy Hanson, secretária da Nems (loja de Epstein), havia pedido demissão devido aos abusos de Brian, mas teve de ser recontratada como freelancer para que pudesse ir atrás dos direitos de imagem de todos aqueles que participariam da capa, já que ela era a única que saberia fazer isso.

Sir Joe Lockwood, presidente da EMI à época, chegou a visitar Paul McCartney pessoalmente para falar que eles não usariam a imagem de Gandhi, pois poderiam ser processados. McCartney, então, o rebateu: “Todas aquelas pessoas vão estar satisfeitas por estarem na capa. O que vocês devem fazer é ligar para todas e pedir. Já fizeram isso?”. Ao receber a resposta negativa, ele continuou: “Bom, então telefonem para Marlon Brando ou o agente dele e digam que os Beatles adorariam tê-lo nessa pequena montagem, nas filas da frente. Não se trata de nada que possa prejudicá-lo ou coisa parecida. É uma homenagem que os Beatles estão prestando. Expliquem isso. Acho que as pessoas ficariam satisfeitas em aparecer na capa. Não é pouca coisa estar numa capa dos Beatles”.

Nem todos os artistas da capa foram, de fato, contatados para a obtenção do direito de imagem. Porém, a banda nunca sofreu qualquer tipo de ameaça de processo pelo uso “indevido”.

O ator americano Leo Gorcey foi o único retirado da arte por ter cobrado um valor de US$ 400 por sua imagem.

Personalidades removidas de última hora:

b5ab6f917d1bdd9699ce0ce7b7e876d7

1) Leo Gorcey – Quarta imagem da direita para a esquerda, na fileira de cima. Ele cobrou US$ 400 dólares para aparecer e, por isso, foi vetado;

2) Mohandas Gandhi – O primeiro da quarta fileira (direita para a esquerda), de cima para baixo. Apesar dos esforços de manter Gandhi na capa, os Beatles tiveram que vetar sua aparição sob a ameaça de Joe Lockwood não permitir que a arte fosse aprovada, com medo de que os seguidores de Gandhi se sentissem ofendidos;

3) Timothy Carey –  Ao lado direito de Ringo. Ele está na capa final, porém foi coberto por George Harrison;

4) Bette Davis –  Acima do trompete. A atriz americana também foi encoberta por George Harrison na versão final;

5) Albert Einstein – Ao lado de Paul McCartney versão Beatlemania. Albert Einstein também esteve na versão final da icônica arte, porém, John Lennon acabou por ficar em sua frente, sendo visível apenas o cabelo do físico;

6) Adolf Hitler – Apesar de já não estar na imagem acima, Hitler havia sido incluído na montagem, por vontade de John Lennon. Para evitar maiores polêmicas, ele foi tirado minutos antes da sessão de fotos ter início.

O primeiro álbum a incluir a letra de todas as canções:

Em mais uma passagem do livro “Many Years From Now”, McCartney conta como gostava, quando criança, de comprar um álbum e passar o trajeto todo para casa lendo tudo o que havia na capa. Dessas lembranças, surgiu a vontade de fazer o melhor álbum possível.

“Queríamos que o disco fosse a melhor coisa possível. Eu queria uma capa bárbara, queria que tivesse cheia de imagens. Queria alguma coisa que pudesse ler no ônibus voltando da Lewis (loja que frequentava quando criança em Liverpool), porque era isso que costumava fazer – tirava o disco do saco de papel pardo e lia a capa. Assim, queríamos que o “Sgt. Peppers” viesse cheio de brindes”.

Seguindo a ideia, o disco conseguiu mais um pioneirismo: inserir as letras de todas as canções na capa de trás. O primeiro da história a fazer isto.

sgtpepperbackcover

As inovações foram tantas que, apesar de ter apenas um disco, a capa teve de ser dupla, tudo para agregar toda a sua arte.

A sessão de fotos:

18275156_10155307452919539_5165805636280621321_n

A sessão de fotos aconteceu no estúdio do fotógrafo Michael Cooper, no dia 30 de março de 1967. Foram necessárias duas semanas para que todo o cenário fosse montado (afinal, as imagens foram ampliadas, pintadas a mão e coladas em papelão para que fosse possível lhes dar silhueta).

Quando as flores chegaram, viu-se que não havia uma quantidade suficiente para o relógio floral. Por isto, o entregador improvisou uma guitarra com o que tinha.

Depois, os Beatles chegaram e iniciaram a sessão. Junto da capa, também foi tirada a foto da contra-capa e da parte interna do “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

Como os Beatles mudaram o conceito das capa de álbuns:

Para encerrar, o canal do YouTube Nerdwriter1 fez um vídeo muito legal (em inglês) sobre como os Beatles mudaram o conceito das capas de álbuns após o “Sgt. Pepper’s”. O resto, vocês já sabem. É tudo parte da história.

Leia Mais:

Venha ouvir a versão deluxe comemorativa do álbum “Sgt. Peppers”

Fotos: Reprodução/The Beatles

Comentários

comentários