meditação popular Críticas, Trending

Entenda por que a meditação é próxima ‘grande coisa’ a ficar popular


A meditação vai ficar pop. Por quê? É o que eu tento esclarecer nesse texto, com algumas pistas de um ambiente propício para um crescimento gigante dessa prática.

É uma técnica, não uma crença.

Há alguns anos, se você ouvisse a palavra meditação, provavelmente pensaria em algo exótico – com aquela imagem que nos associaram: cruzar as pernas, juntar o polegar com o indicador e pensar “ohm”. Com o aumento da percepção dos efeitos positivos que pode trazer, ela está sendo vista cada vez mais como algo prático. Incluindo até os mais céticos.

É o caso de um pragmático apresentador na rede de televisão americana ABC News e até mesmo um não-religioso, que mostra a importância dessa “espiritualidade racional” em um guia para a espiritualidade sem religião.

É simples

No vídeo acima você consegue treinar e experimentar uma meditação extremamente simples, que dura apenas 1 minuto, e ainda assim já sentir algum efeito positivo dessa prática.

É necessariamente fácil? Não. Tudo o que exige um hábito novo, pode até ser simples – mas nunca fácil. O que até nos leva ao próximo tópico.

Há um mercado disponível

Evidente que meditação é grátis, mas conforme o interesse do consumidor se voltar cada vez mais para esse assunto, cada vez mais será uma oportunidade incrível de negócio. Do mesmo jeito que existe academia para treinar o corpo, a tendência é aparecer academias para a mente.

Ofertas de apps relacionados à meditação e mindfulness na App Store.

Ofertas de apps relacionados à meditação e mindfulness na App Store.

Já é possível analisar essa tendência com o surgimento de livros, apps, blogs, dedicados totalmente ao assunto. E o crescimento deve continuar bem forte nos próximos anos.

O valor da concentração está aumentando

Em um mundo em que um dos recursos mais escassos do ser humano está se tornando a atenção, quem tem a habilidade de se concentrar melhor já está na frente de quem pode fazer muitas coisas, mas nenhuma delas bem feita.

Funciona

Imagine um remédio sem efeitos colaterais que trouxesse as seguintes consequências:

  • Redução no estresse
  • Melhora na concentração
  • Redução do envelhecimento
  • Melhora na saúde cardiovascular
  • Melhora na saúde imunológica
  • Aumento da sensação de felicidade em geral

Parece até bom demais para ser verdade? Mas é real. E o fato é: existem cada vez mais estudos que comprovam os enormes benefícios dessa técnica. Uma rápida pesquisa no Google Acadêmico sobre “meditação” já pode te dar uma ideia.

Enfim. É notável o tanto de “ingredientes” que estão em jogo com a meditação, sendo possível observar que há um ambiente muito propício para o crescimento dessa técnica (muito benéfica) na cultura popular.

Comentários

comentários