robo-beatles-popcultura Música

Inteligência artificial cria uma nova música dos Beatles


Não, meus caros leitores. Vocês não leram errado. A inteligência artificial Flow Machines, desenvolvida pela Sony CSL, laboratório de ciência da computação da Sony, criou uma nova música dos Beatles.

A faixa, batizada de Daddy’s Car, foi composta a partir de uma base de dados com técnicas e estilos musicais que o robô recebeu.

É claro que, assim como os Beatles, a inteligência artificial precisou de uma ajudinha para criar este primeiro trabalho. Para ter um toque mais humano, a Sony convidou o compositor francês Benoît Carré para fazer os arranjos, escrever a letra e produzir a canção. O resultado, você pode conferir abaixo.

E, por mais impressionante (e assustador) que seja este feito do robô, preciso confessar que tive dificuldades para escutar Daddy’s Car até o final. Não sei quanto a vocês, mas, dentro da minha cabeça, a melodia fica se embolando com os vocais até criar uma pororoca musical que me dá até um desespero.

Mas isso não quer dizer que o trabalho da máquina não tenha ficado fiel ao dos garotos de Liverpool. Afinal, os beatlemaníacos com certeza não se esqueceram da faixa “Postcards From Paradise”, na qual Ringo Starr juntou vários versos das músicas dos Beatles e criou uma letra um pouco ‘preguiçosa’, de certa forma.

Escutem a faixa e me corrijam se acharem que ela não se parece em nada com o trabalho que o francês fez na música da Sony!

Vale lembrar que, além de Daddy’s Car, a Flow Machine ainda criará um álbum inteiro com faixas inspiradas em diferentes bandas. O lançamento deste disco está previsto para 2017, mas ainda não divulgaram os nomes dos outros artistas que serão utilizados como inspiração para as músicas do robô.

Embora eu não esteja lá muito animado com este projeto, devo confessar que estou curioso para saber como vai ficar este álbum.

Comentários

comentários