Foto: Divulgação Filmes, Literatura

Review: afinal, Tim Burton não foi mesmo o autor de “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”?


Depois de um passeio pela 24º Bienal dos Livros em São Paulo, que resultou na compra do livro “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares“, o qual em breve terá a adaptação para o cinema lançada, o Pop Cultura usou muito bem o fim de semana para mergulhar de cabeça na história. Aproveitando toda esta empolgação, resolvemos contar para vocês nossas impressões da obra neste review.

Escrito por Ransom Riggs e lançado em 2011 (em português, 2012), o livro é o primeiro de uma série que, atualmente, está no terceiro volume. Logo no início da história, entendemos perfeitamente a fala de Tim Burton encontrada na capa traseira da 3ª edição da editora Leya: “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu este livro? Parece algo que eu teria feito…”. É este o sentimento que nos persegue durante todo o momento da leitura.

E, acredite, a narrativa, as descrições dos personagens e o próprio enredo te fazem imergir a um perfeito e fantástico filme do diretor Tim Burton.

O livro é sobre um garoto de 16 anos, Jacob, que cresceu ouvindo as mais fantasiosas histórias de seu avô sobre um maravilhoso orfanato no qual vivera durante sua juventude. Depois de muito duvidar dos “contos”, o jovem decide ir atrás e acaba descobrindo diversas coisas, não somente sobre seu avô, mas um incrível mundo de crianças peculiares.

Entendendo “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares” como uma introdução à série, é compreensível a demora para a chegada do clímax na narrativa. Honestamente, esta talvez seja a maior preocupação para a adaptação ao cinema (ou apenas um desafio para o renomado diretor). Apesar disto, o enredo prende e instiga o leitor de forma surpreendente.

Uma única “reclamação” é que os capítulos poderiam ser mais igualmente divididos. Enquanto alguns possuem 15 páginas; outros possuem 55. De certa forma, isto pode atrapalhar um pouco o ritmo da leitura.

A Amazon está com uma promoção para o livro, se você quiser pagar um pouco mais barato:

Leia Mais: 

Em compensação, as fotos existentes na obra são um grande diferencial. É incrível como elas acrescentam muito à história e ainda a agregam ao clima de mistério trabalhado no enredo. Em resumo, é uma boa e rápida leitura, bastante proveitosa e prazerosa. Tem o selo de aprovação do Pop Cultura!

A adaptação para o cinema de “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares“, dirigida por Tim Burton, chega às telonas no dia 30 de setembro, e nós não podemos esperar! Enquanto isso, assista ao trailer:

Comentários

comentários