10 filmes e documentários feministas que estão na Netflix Filmes

10 filmes e documentários feministas que estão na Netflix


O feminismo é um movimento político e social que defende a igualdade de gêneros. Apesar de ser um assunto de extrema importância, ainda é muito negligenciado pela sociedade. Por isso, precisamos nos educar sobre o assunto: o que é feminismo, para quê serve, o que procura, por quê existe. Como amantes da sétima arte, decidimos disponibilizar uma listinha com 10 filmes e documentários feministas disponíveis na Netflix para os nossos leitores se informarem enquanto se divertem.

1. She’s Beautiful When She’s Angry (2014)

Este documentário de 2014, recentemente adicionado à rede de streaming, mostra as mulheres revolucionárias dos anos 60 que criaram o movimento feminista.

 

2. Frida (2002)

Este filme conta a história de Frida Khalo (Salma Hayek), uma das principais artistas do México, e um dos grandes nomes do feminismo.

 

3. Histórias Cruzadas (2011)

Ambientado no Mississipi em 1962, o filme conta a história de empregadas domésticas negras. A recém-formada jornalista Skeeter decide começar a escrever um livro sobre a história dessas mulheres, negligenciadas por serem negras. Ela começa sua histórias através de duas empregadas, Aibileen (Viola Davis), que já criou diversos filhos de seus patrões mas chora a perda do seu próprio filho, e Minny (Octavia Spencer), cozinheira com temperamento forte que foi mandada embora de seu emprego por não levar desaforo da sua patroa para casa.

4. Thelma & Louise (1991)

Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Saradon) são garçonetes. Cansadas da vida tediosa que vivem, as duas decidem ir pescar e deixar tudo para trás por um final de semana. Porém, elas se metem em confusões e acabam procuradas pela polícia.

 

5. Preciosa (2009)

Abusada pela mãe e violentada pelo pai, Preciosa (Gabourey Sidibe) vive em um meio extremamente opressor. Ela cresce triste e sem nenhum amor algum. Ela ainda tem um filho com síndrome de Down apelidado de “Mongo”. A menina precisa encontrar em sua imaginação um escape da dura realidade que vive.

 

6. Filha da Índia (2015)

O estupro coletivo e assassinato de uma estudante de 23 anos na Índia gera protestos intermináveis em relação a como as mulheres são tratadas no país. O documentário também entrevista os advogados que defendem os estupradores.

 

7. Kill Bill (2003)

Uma assassina desiste de sua profissão. Grávida e casada, ela sofre um atentado por seus ex-colegas de trabalho que a deixa em coma por 5 anos. Quando acorda, se vê sem seu bebê. À partir daí, só tem um desejo: vingança.

8. Finding Home (2014)

O documentário dirigido por Derek Hammeke, Finding Home, acompanha a vida e a luta de três mulheres cambojanas que foram vítimas do tráfico sexual quando ainda novas. Assista ao trailer aqui.

9. The Hunting Ground (2015)

O documentário The Hunting Ground denuncia a onda de ataques sexuais a alunas em algumas faculdades americanas e a tentativa dos funcionários de encobrir os crimes.

 

10. Crescendo como Coy (2016)

Cineastas acompanham a batalha pública de uma família no Colorado pelos direitos de sua filha transgênero, Coy, num caso marcante de direitos civis.

Comentários

comentários