tarefa procrastinação gestão tempo Críticas

5 maneiras de não deixar aquela tarefa para a última hora


“Eu não tenho tempo para aquela tarefa”. Quantas vezes você já não disse isso ou ouviu alguém dizendo essa frase? Inclusive, nós da equipe do Pop Cultura, sofremos com o gerenciamento do tempo – principalmente no que se refere ao cumprimento de prazos.

Nós pretendemos fazer uma série maior sobre produtividade e organização, mas já pensamos em algumas dicas para evitarmos procrastinar tudo para o último momento.

1. Convença-se de que você não é forçado a fazer aquela tarefa

E que você realmente quer fazê-la.

Como fazer isso? Lembre-se do porquê você está fazendo aquela tarefa. Por exemplo, algum livro chato da faculdade que você tem que ler (*cof* *cof* Odisseia). Pense: por que você está lendo aquele livro? Para ser aprovado na matéria x? E por que você quer ser aprovado? Para poder passar de ano. E por que você quer passar de ano? Para se formar. E por que você quer se formar? Para ser jornalista.

Logo, você quer sim fazê-la, porque essencialmente você quer algo maior – como nesse exemplo – você vai ler aquela obra para se tornar jornalista.

2. Lembre-se dos aspectos positivos de fazer aquela tarefa

Reflita sobre as consequências positivas de ter aquela tarefa completa e sobre o quê de bom irá vir com isso.

3. Ame o que você faz

Independente se a ação não te agrada, faça-a com amor. Algo que é feito com amor traz resultados muito melhores e uma sensação muito boa do que foi produzido.

4. Tente achar formas mais deixar a ação mais divertida

Procure ser criativo. O que você pode fazer para deixar aquilo mais leve de ser feito?

5. Valorize o seu tempo

Procrastinação te consome. Pense quanto tempo você gasta não sendo produtivo e que você nunca terá de volta.

BÔNUS

6. Visualize-se completando aquela tarefa

Imagine a tarefa feita e como isso parece. Esse tipo de pensamento traz aquele sentimento bom do dever cumprido – e te dá mais força para continuar em frente.

7. Faça a tarefa por 2 minutos

A ideia é: comece. Faça um acordo consigo de que, ao menos por 2 minutos, você vai se empenhar 100% naquela tarefa. Depois você pega no tranco.

E é isso aí. Você tem alguma outra sugestão? Deixe aí nos comentários! 🙂

Comentários

comentários