shakespeare Literatura

Cópia de textos raros de Shakespeare é encontrada na Escócia


Um exemplar do chamado “First Folio” (Primeiro Fólio) – coletânea que contem 36 peças publicadas sete anos após a morte de William Shakespeare (1564-1616) – foi encontrado na biblioteca de uma mansão na Ilha de Bute, na Escócia. Entre os textos da edição estão Macbeth e Do Jeito que Você Gosta.

O livro, que estava esquecido na Mount Stuart House, foi autenticado pela professora de Estudos de Shakespeare da Universidade de Oxford, Emma Smith.  Segundo a estudiosa, a cópia pertenceu a Isaac Reed, um conhecido editor literário de Londres do século XVIII. Uma carta de Reed revela que o exemplar foi adquirido em 1786. O livro ficará exposto para o público no local até outubro.

Os três volumes encadernados em couro valem cerca de 2,5 milhões de libras (algo em torno de 13 milhões de reais) e elevam para 234 o total de cópias conhecidas da compilação original. De acordo com Biblioteca do Reino Unido, as obras do Primeiro Fólio foram ordenadas e publicadas pela primeira vez em 1623, sete anos após a morte do escritor, por dois de seus colegas atores: John Heminge e Henry Condell.

A descoberta do exemplar de Mount Stuart acontece poucos dias antes da celebração dos 400 anos da morte de Shakespeare.

Comentários

comentários