falar em público Críticas

6 dicas para falar melhor em público


O medo de falar em público, para muitos, supera inclusive o medo de morrer. Mas é possível sim superar esse medo com estratégias eficazes quando estamos fazendo uma apresentação. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa!

Quem consegue dominar esse jeito de se comunicar, consegue também muitos benefícios que vêm junto com ele – quem não gosta de ouvir uma pessoa que domina o assunto que está falando e que a gente percebe que fala muito bem?

Então vamos às dicas!

1. Pratique, pratique, pratique

falar em público

Revise suas notas, sliders, etc. quantas vezes forem necessárias para que você conheça de cabeça pra baixo a sua apresentação. Quando uma apresentação parece entregue de uma forma fácil, houve muito treinamento e preparação para que ela parece fácil.

2. Expresse sua paixão

4020982037_64d055941b_o

Sua audiência te dá permissão para estar entusiasmado com o que você está falando. Se você não está animado com a sua ideia, ninguém estará.

3. Conte histórias

falar em público

O maior objetivo da sua apresentação costuma ser manter sua audiência engajada. E qual a chave para isso? A ciência diz que envolve contar histórias. Histórias estimulam emoções, o que inspira e atrai as pessoas para a sua mensagem.

4. Faça frases de efeito

falar em público

Do tamanho de um tweet. Que resuma partes da sua apresentação. Esse tipo de recurso faz com que os tópicos principais de uma apresentação fique na memória da sua audiência.

5. Prefira imagens ao invés de texto

falar em público

O problema não está no PowerPoint. O problema está nos “bullet points” (conteúdo em tópicos). Uma das melhores apresentações do TED, como já mostramos, foi feita em PowerPoint. Mas assim como contar histórias, as imagens também ajudam na retenção da informações do seu espectador.

6. Se divirta

falar em público

Quando Steve Jobs estava apresentando o iPhone pela primeira vez, ele disse: “Aqui está!”. Ao invés de mostrar um iPhone, o slide mostrou uma foto de um iPod com um discador. A audiência imediatamente começou a rir e aplaudir. Jobs também mostrou estar aproveitando aquele momento.

É possível utilizar essas dicas simples para incrementar sua apresentação e transformá-la em algo memorável. E você, tem alguma dica ou ideia de como se sair melhor nessa situação?

 

Comentários

comentários