Lilly Wachowski anuncia sua transição de gênero
A famosa cineasta Lilly Wachowski anunciou nesta terça-feira (08/03), em carta aberta a um jornal de Chicago voltado ao público LGBT, a sua transexualidade. Lilly, até então conhecida como Andy Wachowski, dirigiu junto de sua irmã, Lana Wachoswki, a trilogia Matrix e hoje, dirige a atual série de sucesso da Netflix, Sense8.
Na carta, Lilly explica o motivo de vir a público falar sobre sua transição. Segundo ela, a decisão veio logo depois que um jornalista do Daily Mail bateu na sua porta e pediu por uma entrevista sobre sua mudança de gênero. Depois de se lembrar que o próprio jornal já havia acusado uma professora trans de ser uma má influência para seus alunos, o que a levou a cometer suicídio, Lilly se viu sem saída.
“Eu sabia que, em algum momento, teria que assumir publicamente. Quando você vive como uma pessoa transgênero é… meio difícil esconder. Eu só queria — precisava de um tempo para botar minha cabeça no lugar, me sentir confortável. Mas aparentemente eu não tenho o direito de decidir isso”, diz ela.
Ainda na carta, a cineasta critica a identidade de gênero binária que é imposta sobre nós pela sociedade, além do preconceito com pessoas transexuais. No entanto, ressalta que ainda tem sorte por ter condições de fazer a transição com o suporte de médicos, terapeutas e, principalmente, de sua família.
A irmã de Lilly, a também cineasta Lana Wachowski, revelou em 2012 a sua transição de gênero. Antes, as duas eram conhecidas como “os irmãos Wachowski”.
“Então, sim, sou transgênero. E sim, fiz a transição. Já me revelei para amigos e familiares. E também para as pessoas com quem trabalho. Todos estão felizes com isso. Sim, graças à minha fabulosa irmã eles já passaram por isso, mas eles também são pessoas fantásticas. Sem o suporte de minha esposa, amigos e familiares, eu não estaria onde estou hoje”, disse ela.